BEM-VINDOS

QUE ESTE BLOG SEJA UMA FONTE PARA CONHECER O DESPORTO QUE SE FAZ POR CA.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Entrevista com :José Manuel Borges G D CAVEZ











José Manuel Borges, diretor responsável pelo futebol do GD Cavez é o nosso entrevistado desta semana, há muitos anos ligado ao clube, que dizem dele é a alma do GD Cavez.
1-Quantos anos de ligação ao G D Cavez?
A minha ligação ao clube tem quase tantos anos como a idade do mesmo, ou seja 35 anos. No entanto, como dirigente, já lá vão cerca de 25 anos.
2-Alguma vez pensou: é este o último ano?
Apesar de um ou outro momento em que isso vem à cabeça, para já não penso abandonar, até porque não seria muito fácil desligar-me de uma coisa que acompanho há tanto tempo.
3-É opinião geral que é o grande dinamizadores desta Colectividade, porquê nunca aceitou ser presidente?
Embora não seja o Presidente, acabo por fazer esse papel, pois passam pela minha mão quase todos os assuntos respeitantes ao clube. Sou o Secretário e nunca aceitei ser Presidente porque, se o fosse também, maiores encargos ainda teria.
4-Inserido num meio de forte emigração em tradição, o Clube uma relação Qual / emigrantes?
A ligação entre o GD Cavez e os emigrantes é muito forte, sobretudo porque muitos dos ex-atletas do clube estão agora emigrados. Além disso, temos o nosso jornal, o "BIC", que os mantém informados sobre tudo o que se passa na Colectividade.
5-Qual o numero de sócios?
Temos neste momento cerca de 480 sócios, mas o número de pagantes não ultrapassa os 50 ou 60%.
6-Fontes de Colectividade da Receita?
As fontes de receita da colectividade são as quotas de sócios, uma Sede Social, sobretudo as ofertas (as Janeiras, que cantamos pela freguesia), com receitas do campo uma subsídios alguns, que no entanto Têm vindo a Diminuir.
7-Apoios financeiros são suficientes?
Os apoios financeiros nunca são suficientes, pois há sempre projectos para Desenvolver e isso só se faz com dinheiro. E como nós temos os pés assentes na terra, só fazemos obras quando temos apoio, para que não haja dívidas.
8-Como classifica as instalações actuais do clube, comparativamente com as de quando entrou não colectividade?
Como acompanho o clube quase desde o início, assisti ao crescimento das infraestruras do mesmo e ao Aumento do Património do GD Cavez. Por isso, vi nascer a sede, os novos balneários, a iluminação do campo ea construção das bancadas, apenas para citar as mais importantes. Desde sempre o nosso clube deu Primazia às obras e à Criação de Condições para os atletas, sem se preocupar em demasia com o sucesso desportivo. Apesar disso, também já tivemos alguns êxitos desportivos, de que destaco uma subida ao mais elevado escalão da AF de Braga, embora o mais importante seja a ocupação sadia dos tempos livres da juventude e da população em geral.
9 - Objectivos da equipa de futebol para esta época?
Os Objectivos do nosso clube passam, sobretudo, pela manutenção da prática do futebol em Cavez, muito sem pensar na classificação, embora a ideia seja sempre fazer o melhor possivel.
10-Outras actividades do G D Cavez?
Além do futebol, o GD Cavez desenvolve uma prática do atletismo e do jornalismo, com uma publicação, há quase 30 anos, do BIC - Boletim Informativo de Cavez.
11-O regresso a formação para quando?
Não está nos nossos planos apostar na formação porque isso é actualmente impossível, dado que não existem jovens em Cavez em número mínimo para fazer uma equipa.
12 - Perspectivas para o futuro?
Continuar com uma prática de futebol federado em Cavez, dentro dos moldes HABITUAIS E sem entrar em "loucuras"; Melhorar as infraestruturas existentes de um modo atrair ao clube atletas das localidades próximas de Cavez, que já na nossa terra não há "matéria prima" .
13-O que significa para si o projecto BIC?
O BIC, ao qual estou ligado desde o início, em 1980, representa muito para mim, para o clube e para os seus assinantes, que tem no nosso pequeno jornal um forte elo de ligação com Cavez. O BIC é uma bandeira "grande" clube do nosso culturais e marca uma diferença em relação a todas as outras colectividades desportivas do concelho.