BEM-VINDOS

QUE ESTE BLOG SEJA UMA FONTE PARA CONHECER O DESPORTO QUE SE FAZ POR CA.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Paragem no Campeonato, recarregar baterias?! À procura de uma ORGANIZAÇÃO de jogo!

ORGANIZAÇÃO de jogo!

A época é longa, objectivos traçados desde o 1º treino, então resta começar! Mas começar como? Por onde? Privilegiar o quê?

Tal como disse anteriormente, em 1º lugar é preciso saber o que se quer e depois delinear um caminho através de um processo Coerente e Específico (de um determinado “jogar”).Muito se fala na questão física na pré-época, nas paragens do campeonato, ao longo da época, mas e o nosso jogar treina-se quando?

Quantas vezes não ouvimos dizer “esta paragem irá servir para elevar os índices físicos da nossa equipa de forma a estarmos preparados para os jogos que se seguem”’? Esta é uma ideia convencional daquilo que deve ser o treino no Futebol, já que aquilo que é privilegiado não é a organização da equipa mas o aspecto físico dos jogadores.

Então para que altura da época podemos treinar o nosso jogar? Não servirão estes momentos (período preparatório, paragens de campeonato, todo o campeonato) para trabalhar e melhorar os aspectos essenciais da nossa organização? Não serão nesses momentos que devemos colocar os jogadores, de forma constante e gradual (incorporando), a vivenciar os princípios, subprincípios do nosso jogar?

Então, os objectivos no período preparatório e período competitivo são iguais quando falamos em questões físicas, já que de semana para semana mantemos o padrão semanal de treino onde os exercícios potenciam a organização que pretendemos para o nosso jogar.

Agora bem sabemos que em cada exercício que trabalhe a nossa organização o físico está presente, mas é um físico específico ao nosso jogar. “Ao trabalharmos a vertente táctica em condições próximas das que desejamos para a competição, isto é, próximas daquilo que pretendemos para o nosso jogo, estamos a desenvolver a vertente física na especificidade que ela realmente tem.” (José Mourinho).A base do rendimento colectivo e individual é a organização de jogo, sempre!Em busca de um Futebol de Qualidade!